segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Não dá pra ler?

E o jornal Folha de S.Paulo completou noventa anos! Idade de respeito. No último sábado, o jornal publicou um caderno especial, que li de capa a capa, ou um pouco menos do que isso. O suplemento me fez refletir sobre como o jornal quer ser visto atualmente: um periódico competente e uma empresa forte. Acho que a Folha não é apenas isso – e isso já é muita coisa!
Deve ter chamado a atenção dos leitores a “confissão” feita pelo jornal, de que apoiou o golpe militar e entregou um veículo do grupo, a Folha da Tarde, a pessoas ligadas à repressão. Tanto para o apoio ao golpe militar quanto para a Folha da Tarde ter sido uma espécie de órgão oficial da ditadura em São Paulo, houve explicações que não justificaram os atos. Mas assumir suas opções, ainda que tardiamente, quando os fatos estão mais que comprovados e o perigo de grandes repressões já passou, não deixa de ser algo positivo. Faltou reiterar as desculpas pelo evento da “ditabranda” e explicar melhor o caso dos carros da empresa transportarem clandestinamente presos políticos na época da ditadura - a ditadura foi branda para quem, mesmo?
Contudo, o fato principal a ser destacado é que, para a Folha, na boa, o jornalismo não tem mais, se é que algum dia o teve, a aura romântica de outrora: jornalismo é negócio, que pode ser muito rentável para alguns conglomerados, como o que abriga a Folha de S.Paulo. A empresa sabe seguir de acordo com suas conveniências: apoiou a ditadura enquanto lhe foi conveniente e, segundo professa, foi entusiasta de primeira hora do movimento Diretas-Já, ao que nos parece, para não ficar obsoleta com a chegada da democracia. O jornal traz em seus editoriais sempre palavras alinhadas com o tucanato brasileiro – paulista em especial – mas tem um quadro de colunistas bem amplo, e no meio dele é possível, de vez em quando, ler críticas aos tucanos e até um eventual reconhecimento de boas iniciativas que partiram dos petistas. É fato que este reconhecimento costuma ser apenas na área econômica e vem sempre acompanhado da ressalva de que a origem dos acertos está em seguir a cartilha do PSDB para as finanças.
Se em outros tempos isso poderia ser irritante e “denunciado” entre os que almejam um jornalismo mais “imparcial” – ou entre os que apenas discordam das opiniões da Folha –, atualmente, tal postura pode ser vista como algo natural. A Folha de S.Paulo é uma empresa, seu publisher, Otavio Frias, apresentava-se como comerciante, não como jornalista, e seus donos têm sua colocação política e seus interesses empresariais. A imagem forjada ao longo dos anos de ser um jornal imparcial era apenas uma estratégia que rendeu bons resultados. É sabido que a mais óbvia estratégia de persuasão é apresentar-se como imparcial.
Não é porque um jornal tem suas opções que não apresenta nada de positivo. Seu principal concorrente, O Estado de São Paulo, que no imaginário popular é alinhado com setores mais conservadores da sociedade, manteve ou mantém entre seus colaboradores pessoas como Rubem Braga, Marcelo Rubens Paiva, Mario Prata e Luis Fernando Veríssimo, que tinham, tiveram, ou têm pouca identificação com as ideias políticas de seus chefes. Já a Folha, tem entre seus colaboradores Barbara Gancia, Ruy Castro, Antonio Prata, Ferreira Gullar, Zé Simão, Luiz Felipe Pondé e Tostão, ente muitos outros. Se o editorial muitas vezes irrita, alguns colunistas encantam, outros às vezes irritam, outras encantam e muitos divertem. E o jornal informa bem e rápido, apresenta boas matérias, inclusive de utilidade pública, traz muita coisa legal. Se na área da opinião, por muitas vezes o jornal me descontenta, deixa indignado, dança conforme a música de sua conveniência como empresa, é inegável que a Folha de S.Paulo oferece um excelente produto.
Não sou um leitor totalmente fiel, não sou um “folhista”. Mas leio a Folha com certa frequência; por isso, o agradecimento pelos serviços prestados e as sinceras congratulações pelos 90 anos! Dá, sim pra ler, e às vezes com muito prazer!

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog